Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1606 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Minas Gerais > Unaí > Pedra do Canto

Ampliar imagem Pedra do Canto
Face leste - setor principal. Foto: Matheus Reis
Face Oeste. Foto: Matheus Reis
Pedra do Canto
Cadastrada por: Matheus Costa dos Reis, em 11-07-2020 às 23:13
Descrição: Uma parede de Calcário de cerca de 150m de altura em seu ponto mais alto por 750m de extensão às margens do Rio Preto. A história de escalada começa em meados da década de 90 e, desde então, concretizou-se como o pico de escalada tradicional de Brasília e região. Um calcário com muitas fendas, lacas, buracos e canaletas e uma verticalidade excepcional faz desse pico um lugar único em seu estilo. É como uma folha em pé no meio de uma planície no sentido norte sul, formando duas paredes uma voltada para leste e outra para oeste. Assim, permitinde escalar na sombra praticamente o dia inteiro, e pode acreditar, siga a sombra pois Unaí é um local quente com temperaturas podendo atingir facilmente 30ºC no inverno.
Como chegar à base: BR-251, a cerca de 20 km do trevo de Unaí, sentido Brasília. Ou, para quem vem de Brasília, 2ª parada de ônibus (azul) depois que desce a serra, pegar a estrada de terra com a placa da Fazenda Taboca. Seguir a estrada principal até que uma porteira interrompa o caminho a cerca de 20 min. A parede a sua direita é a face oeste. Logo no início dessa estrada tem uma bifurcação que pode deixar dúvida qual é a principal, siga à esquerda. As entradas para os setores ficam bem em frente aos mesmos. Entrar na mata em procura dos marcos de pedra que indicam os inícios das trilhas de acesso às bases. Para o setor principal da face oeste, siga em direção norte no pasto. No ponto de maior elevação desse pasto, você estará de frente às vias. O Setor Quarentena fica um pouco mais à frente que o principal. Pelo pasto, siga até uma cerca, acompanhe a cerca no sentido da parede até o fim onde há um grande bloco envolvido pelas raízes de uma grande árvore. Cruze a cerca e siga o acesso em diagonal na direção do setor. Para a face leste, cruze o pasto no sentido sul. Há uma cerca na virada de uma face para outra, cruze e caminhe em sentido norte margeando a parede. Quando tiver bem em frente às vias, procure por duas árvores caídas entre o pasto e a mata. Adentre a mata e procure pelo marcos de pedra. Para o setor do totem, basta entrar na mata bem na direção da base.